Bom Saber

Restaurante com visão de escola

Antes de iniciarmos a apreciação acerca do perfil profissional nas empresas de alimentos e bebidas, cabe ressaltar alguns apontamentos no que concerne à gestão que visa tornar o ambiente de trabalho um lugar de oportunidade de crescimento. O restaurante, cuja organização se faz com a percepção de que o aprendizado pode significar um meio de diminuir os custos e potencializar os resultados, além de fidelizar os primeiros clientes, que são seus recursos humanos, nós denominamos como restaurantes com visão de escola.

Trata-se de uma forma de trabalho que se inicia com os fundamentos do regimento interno da empresa, onde se define, juntamente com a missão e os valores no qual se fundamenta a instituição. Nesse contexto, trabalha- se com a percepção de um plano de carreira, onde o funcionário inicia nos primeiros degraus, sendo treinado em técnicas de serviço no próprio estabelecimento e por outros meios a fim de atingir patamares maiores. Nesse sistema, admite-se o indivíduo sem experiência, como ASG (auxiliar de serviços gerais) e se define novas funções ao mesmo funcionário; direcionando-o para a cozinha, bar, salão, estoque e outros. Assim, temos como exemplo:

Esse tipo de gestão ocasiona muitas vantagens. Uma delas refere-se à redução da alta rotatividade, muito comum nas empresas do ramo. Funcionário valorizado sente-se motivado para se estabelecer em uma organização que se interessa pelo seu crescimento. Talentos vão sendo encontrados na própria empresa, dessa forma, em sua maioria os membros da equipe vão se sentir estimulados a sobressair-se, potencializando os resultados positivos.

Uma importante estratégia, que também deve ser salientada é a necessidade de que todos conheçam os setores diversos para que a colaboração em equipe surja naturalmente.

O mercado se encontra em defasagem de pessoal qualificado em vários setores; assim, a capacitação dentro da empresa supre essa necessidade. Algo que se configura em benefício para o empresário e para o funcionário, que aprende uma profissão.

Nesse contexto, a empresa precisa investir em treinamentos constantes. Mesmo porque, o mercado é muito dinâmico e as novidades, frutos da própria globalização, impele a novos estudos e posturas.

Para tanto, há várias formas possíveis de qualificação. O empresário pode se utilizar dos fornecedores de seus produtos para treinar os funcionários que vão lidar diretamente com a venda e o manuseio deles. Um bom exemplo se tem nos fornecedores de vinhos, onde o sommelier dessa empresa treina os profissionais do restaurante, sem custos para o empresário. Empresas de produtos orgânicos também vêm desenvolvendo essa prática.

Nessa linha, pode-se buscar o profissional de fora ou mesmo de dentro do restaurante, onde os mais bem qualificados podem servir de multiplicadores para a melhoria da qualidade.  Esses líderes se transformam em constantes propagadores de soluções e técnicas inovadoras no ambiente organizacional.

Compartilhar :

Últimos Posts

Trying to Manifest an Easy Visa Extension

July 27, 2022