Excelência no atendimento

A competição entre os estabelecimentos está cada vez mais acirrada devido ao fato de que, a cada novo dia surge diversas opções de instituições oferecendo os mais variados serviços ao público em geral, e o segmento de bares e restaurantes não foge à regra.

A busca pela contínua qualidade no atendimento ao cliente abrange vários fatores que devem ser exercitados pelo atendente, e procurar compreender o que o consumidor deseja, respeitá-lo, agir de forma simpática e extrovertida, e gostar de trabalhar com pessoas são alguns dos requisitos fundamentais para fidelizar a clientela e evitar que o cliente acabe optando pela concorrência.

Excelência no atendimento é necessário

Como o leque de estabelecimentos voltados para a área de bares e restaurantes está cada dia mais abrangente, ter em mente que a questão do bom atendimento é algo mais que necessário é uma das questões primordiais para garantir o sucesso da empresa, afinal de contas, toda oferta de prestação de serviços depende dos consumidores em questão, e o mau atendimento acaba sendo sinônimo de perda em relação ao público que usufrui dos trabalhos oferecidos. Por isso, investir em uma boa formação dos funcionários é muito importante.

É dever da gestão do estabelecimento em questão priorizar sobretudo a boa relação entre clientes e funcionários, tendo em vista que essa conexão requer vários fatores – entre eles, que os colaboradores  sintam-se felizes e satisfeitos com seu ofício. Essa satisfação é alcançada através da motivação que deve ser implantada por parte dos gestores, afinal de contas, um funcionário infeliz dificilmente dará o melhor de si, e esse reflexo será direcionado instantaneamente à imagem da empresa.

Fidelizar os clientes é fundamental para o sucesso

Oferecer sempre a melhor qualidade nos serviços prestados é, sem dúvida, um dos principais fatores que levam à fidelização da clientela, e isso não inclui apenas manter a excelência da estrutura do local em questão, dos pratos oferecidos ou das bebidas consumidas. Tornar o ambiente um lugar agradável de ser frequentado é também uma função dos atendentes, afinal de contas, são eles que terão o contato direto com o público e levantarão o nome da empresa.

Conhecer o perfil dos clientes, estar sempre disposto a ajudá-los, trabalhar com entusiasmo e alegria e prezar pela eficácia do serviço são algumas das principais atitudes que diferenciam o estabelecimento, e oferecer um bom treinamento aos funcionários é a principal chave para o crescimento de qualquer negócio.

O grande engano de alguns gestores é pensar que a simpatia é o único pré-requisito necessário para fidelizar os clientes. Não que isso seja dispensável, muito pelo contrário, afinal de contas, receber o cliente com alegria é algo primordial – porém, não é a única atitude em questão. Aprender a reconhecer a diferença de gostos dos frequentadores do estabelecimento é uma das principais atitudes que devem ser estudadas. Estar sempre atento às dúvidas, reclamações e necessidades dos clientes e não ter medo de reciclar-se quando preciso não só faz com que a clientela se torne fiel ao local em questão e acabe recomendando-o para mais pessoas, como também faz com que a empresa esteja sempre um passo à frente da concorrência, em constante evolução.

Deixar um comentário