Bom Saber

A importância do estudo de viabilidade para seu negócio, antes de abrir seu bar ou restaurante

Um estudo de viabilidade econômica é a ferramenta ideal para começar qualquer negócio. O estudo tem o objetivo de avaliar o projeto, considerando todos os pontos necessários para verificar se o novo empreendimento terá condições de manter-se nos primeiros tempos, estabelecendo também os parâmetros para a continuidade do negócio.

Na abertura de um bar ou restaurante, o estudo de viabilidade pode proporcionar a garantia de que o empreendimento estará sendo implantado no local correto, atendendo um público alvo definido e propiciando a implantação de estratégias para que o empresário tenha a confiança necessária para investir.

Uma análise aprofundada do mercado, o levantamento do público alvo, os custos iniciais e os investimentos necessários, entre outros itens, devem dar início ao projeto de viabilidade, criando projeções e números para comprovar ou não o retorno do investimento realizado, podendo fornecer as informações necessárias para que o empresário saiba se deve ou não ir adiante com seu projeto.

As etapas para a elaboração do estudo de viabilidade devem ser consideradas com critério

O estudo de viabilidade deve passar por algumas etapas para sua confecção. Embora não exista uma ordem rígida, o primeiro interesse do empresário, ao fazer um investimento é, sem dúvida, o retorno desse investimento. Portanto, para iniciar um estudo de viabilidade, o primeiro ponto a ser analisado é:

Projeção de receitas: uma análise de quanto poderá render o projeto

Se o empresário está montando um restaurante ou um bar, é normal que tenha como prazo razoável de retorno do investimento de 3 a 5 anos. Dentro desse limite, é possível criar projeções que possam lhe fornecer uma visão do retorno e da necessidade do capital de giro que será empregado no seu empreendimento.

A projeção de receitas deve levar em conta a situação do mercado, a presença de concorrentes, o público alvo a ser atingido e a taxa de retorno estabelecida para o restaurante ou bar. Deve-se considerar, ainda, uma estimativa de taxa de crescimento ao longo do período, verificando a possibilidade de períodos sazonais ou de eventos que possam influir no movimento estimado.

Assim, por exemplo, se o bar ou restaurante será instalado num centro comercial, deve-se levar em conta a estimativa de pessoas que circulam pelo local, a existência de outros restaurantes ou bares similares e o calendário de eventos implantado pelo comércio para atrair a clientela.
Se o restaurante ou bar for instalado em um bairro, é preciso pensar na quantidade de moradores do bairro e na necessidade de um estabelecimento desse nível naquela região, com a consequente observação de atração de clientes externos, não moradores do bairro.

Como segundo ponto a ser analisado num estudo de viabilidade, considerando a receita estimada, deve-se pensar em custos e investimentos:

Projeção de custos e investimento: a análise do custo do projeto como um todo
Enquanto na prospecção de uma projeção de receitas existe uma estimativa, a projeção de custos e investimentos pode ser feita tomando como base valores reais, dependendo do estilo e do padrão do restaurante ou bar que o empresário pensa em montar.

O levantamento de custos e investimentos deve considerar os custos fixos e variáveis, dividindo-os de acordo com sua classificação, acrescentando-se impostos, taxas e serviços necessários para a implantação do negócio, buscando os orçamentos diretamente com fornecedores de equipamentos e com os profissionais que serão envolvidos durante a implantação do projeto.

Dando prosseguimento ao estudo de viabilidade, o próximo passo deverá levar em conta alguns indicadores, que poderão criar um quadro o mais realista possível para o empresário:

Indicadores a serem analisados para saber se o projeto é viável ou não

Ao trabalhar com os indicadores, é preciso ter números em mãos. Os índices previstos para receitas, custos e investimento devem ser analisados através do VPL, ou Valor Presente Líquido, quando se avalia a projeção de um fluxo de caixa com valores atualizados. O fluxo de caixa pode dar uma ideia quando comparado ao capital investido, analisando se o projeto poderá gerar mais capital do que o valor do investimento e o prazo em que isso poderá ser realizado.

Ao mesmo tempo, é preciso analisar uma Taxa Interna de Retorno (TIR), onde se pode criar uma projeção da taxa de retorno de investimento utilizando os valores apurados no fluxo de caixa, modelando assim uma visão do retorno para saber a possibilidade do lucro líquido a ser levantado durante o período que está sendo analisado.

Com esses indicadores, é possível chegar ao retorno do capital, que poderá indicar o provável momento em que o projeto gerou a mesma importância do valor investido no início do empreendimento, isto é, quando o fluxo de caixa deixará de ser negativo com relação ao investimento feito, tendo pago todo o investimento e considerando que, a partir desse determinado momento, o empresário poderá pensar em novos investimentos.

Compartilhar :

Últimos Posts

Trying to Manifest an Easy Visa Extension

July 27, 2022